1. Início
  2. /
  3. Informação sobre ciberataque malicioso

Informação sobre ciberataque malicioso

Ocorreu uma intrusão maliciosa de natureza criminosa no sistema informático que serve a atividade das Lojas da nossa empresa, o qual inviabilizou uma parte da operação informática, a qual foi detetou na manhã de 16.03.2022, permanecendo operacional o sítio na internet ou as redes sociais.

A avaliação técnica efetuada concluiu na manhã de 17.03.2022 que se tratou de um ciberataque com elevado grau de sofisticação, incluindo nos meios tecnológicos nele aplicados. Sendo pública e notória a perigosidade dos ciberataques que atingiram entidades de primeira grandeza em Portugal e no estrangeiro.

Desde a primeira hora que a empresa procedeu no cumprimento integral das obrigações legais e éticas que recaem sobre si perante todas as partes interessadas.

Estão a decorrer trabalhos de reposição da parte da operacionalidade que foi afetada e que se prevê ocorra dentro de poucos dias. Devido a esta razão existem neste momento algumas limitações operacionais, estando a empresa impedida de poder executar: a) documentos fiscais, b) aceder a dados de prescrição, c) rectificar documentos.

Em todos os casos mencionados a empresa dará seguimento ao assunto com a brevidade possível. Agradecendo-se que nos contactem para o efeito.

Procedemos no escrupuloso respeito pelo direito à informação pois a prestação de informação verdadeira, a transparência e as boas práticas governativas regem o nosso relacionamento com a comunidade que servimos.

Agradecemos a boa compreensão de todos, e as mensagens que nos tem enviado a mostrar toda a disponibilidade para ajudar perante esta adversidade originada por atividade criminosa altamente organizada, e apresentamos desculpas pelos incómodos e transtornos que esta situação possa originar.

Estaremos unidos a trabalhar ao serviço dos nossos clientes e da comunidade em que nos integramos, incluindo com recurso aos planos de contingência, autoridades e a especialistas 24h/24h, de modo a repor, dentro de dias, a plena normalidade. Assim reafirmando também a confiança na sociedade democrática baseada no respeito pela liberdade individual, transparência corporativa e efetiva proteção do melhor interesse dos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e de todas as partes envolvidas.

 

A gerência

17.03.2022 (15h)

 

Menu